saúde

São Sepé ganha centro para atender autistas e familiares

Da redação

Foto: Luis Garcia (Divulgação)

Parar marcar o aniversário de São Sepé, que completará 143 anos na segunda-feira, a cidade ganhou um espaço para atender pessoas com autismo. O Centro Municipal de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi, inaugurado na noite de quarta-feira, vai funcionar nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira, com exceção das quintas-feiras, sob a direção da educadora especial Janine Oliveira da Silva, uma das maiores entusiastas do projeto. Atualmente, 32 famílias são acompanhadas.

Na solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito Léo Girardello (PP) e de outras autoridades municipais, foi destacada a luta coletiva para a inauguração do centro, que contou com a união de familiares de autistas, educadores, profissionais da saúde e gestores públicos. A partir de agora, as crianças e os adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista terão um local para acompanhamento especializado no contraturno escolar.

A secretária municipal de Educação e Lazer, Paula Machado, destacou o empenho de entidades, como a Maçonaria, que auxiliaram na busca de recursos para viabilizar o projeto. Ela também lembrou da capacitação dos profissionais que atuarão na nova casa, que incluiu viagens para troca de experiências.

Mutirão ajuda moradores a regularizar imóveis e adquirir escritura

Para o presidente da Associação dos Familiares e Apoiadores dos Autistas de São Sepé (Afapass), André Aires, a inauguração do centro é motivo de comemoração.

- Estamos aqui para inovar - disse.

Já o prefeito enfatizou a importância das iniciativas coletivas como essa.

- É no poder da união que surgem as grandes conquistas. Este não é um resultado do poder público, é algo muito maior. Quando as pessoas se unem, as coisas acontecem. Vocês são gigantes - ressaltou Girardello.

FUTEVÔLEI
Ainda dentro da programação de aniversário, São Sepé vai sediar uma edição inédita do 1º Campeonato Municipal de Futevôlei, modalidade que começou a conquistar os sepeenses em 2018, depois que alguns amigos decidiram arriscar as primeiras jogadas em quadra de areia. A disputa será na segunda-feira, a partir das 9h, no Clube Iguaçu, mas as inscrições para duplas se encerram hoje, ao custo de R$ 50.

Interessados devem procurar a responsável pelo evento, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ou o grupo Amigos do Futevôlei, que apoia a iniciativa.

DOCUMENTOS
Também hoje a prefeitura promoverá atendimento à população, a partir das 9h, no Centro Cultural. Servidores do Sine/FGTAS, INSS e Instituto Geral de Perícias (IGP) estarão prestando serviços, como carteira de identidade sem custos para quem não tem condições de pagar (serão distribuídas 50 senhas para emissão do documento) e realização de cadastro para uma vaga na área de vendas.

O público também poderá esclarecer dúvidas sobre a nova carteira de identidade e sobre a emissão da carteira de trabalho.

O NOVO ESPAÇO

  • O Centro Municipal de Atendimento ao Autista funciona em uma casa pertencente ao município que foi reformada com recursos obtidos com a comunidade
  • Possui salas adaptadas para oferecer apoio multiprofissional aos portadores de autismo
  • No local, haverá orientação psicológica às famílias e atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, pedagogia, educação especial e terapia ocupacional, e oficinas de artes e ludicidade, capoeira, muay thai e contação de histórias

*Com informações da prefeitura de São Sepé

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bloqueio judicial garante pagamento de pediatras em hospital de Santa Maria Anterior

Bloqueio judicial garante pagamento de pediatras em hospital de Santa Maria

Vacina contra a gripe pode ser encontrada em farmácia de Santa Maria Próximo

Vacina contra a gripe pode ser encontrada em farmácia de Santa Maria

Saúde